Postura e ética
Profissional
"A mente do homem superior
valoriza a honra; a mente do homem
inferior valoriza o benefício".
Confúcio, filósofo chinês.
Abrangendo questões morais, normativas e jurídicas, a ética profissional, deve estar presente em todas as profissões, e conseguimos essas regras às vezes por meio de estatutos e códigos específicos. Em nossa vida pessoal e social, devemos sempre buscar nos comportar de maneira ética e moral.
Fazer e agir estão relacionados com nossas ações, ou seja, fazer seria competência e eficiência do profissional, e o agir seria à sua conduta e atitudes em conjunto que o profissional deve ter ao desempenhar suas atividades.
Nós podemos contribuir de maneira positiva (ou negativa) para a construção da imagem no mercado de trabalho.
Devemos lembrar também que o comportamento ético não se restringe apenas aos assuntos profissionais e sim em todo nosso comportamento de maneira geral.
Devemos lembrar que, além dos nossos clientes a conduta ética deve ser também para com os colegas de profissão, os fornecedores e aos profissionais de outras áreas, este comportamento contribui de maneira significativa para nosso sucesso.
A ética profissional deve ser praticada em todas as áreas, negócios e profissões, mas é área de prestação de serviços em especial a área da beleza que é mais notada. Como por exemplo, entre esteticista, maquiadores, cabeleireiros, depiladores, manicures e pedicuras.
Todo profissional ético e competente deseja que suas atividades aconteçam com perfeição. O ideal é não pensar somente na execução do procedimento, leve em consideração as preferências de seus clientes. Por exemplo, mesmo tendo sido procurado para realizar uma maquilhagem , a preferência dela seja para um formato fora do ideal, procure ouvir primeiramente e depois expor de forma simples e educada sua opinião profissional, exponha o que seria melhor, qual a finalidade, quais os resultados, claro que haverá diferenças entre as pessoas, mas se formos flexível, poderá aproveitar melhor o encontro e reforçar laços entre cliente e profissional.
Acreditar em si mesmo é um fator importante, os certificados e diplomas agregam em seu currículo, as experiências profissionais anteriores também, contudo a autoconfiança em seu trabalho faz um diferencial enorme, pois transmite segurança ao cliente, nosso posicionamento no mercado depende muito de nossa postura.
Posturas como, ser pontual entre um cliente e outro, respeitar as diferenças,
Evitar comentários e critica destrutivas, se envolver em conversas particulares entre clientes sem ser convidado a participar da conversa faz parte de atitudes de um bom profissional.
Mantenha uma postura sóbria, discreta, de maneira de tratar seus clientes e mantenha uma fisionomia imparcial. Devemos dar atenção ao cliente, com educação e cortesia, nunca usar gírias e pseudônimos, apelidos (caso o cliente não seja acostumado a ser tratado).
Nunca devemos forçar outro tipo de serviço, mesmo que estando dentro de um estabelecimento de estética, deixamos os clientes a vontade em conhecer os serviços oferecidos ali, podemos sim usar o marketing e convidar para conhecer os outros setores (cabeleireiros, estética, manicura...) entregar um cartão ou folder (caso seja a primeira visita), mas se o cliente apresentar desconforto ou resistência estando com pressa, nunca forçar.
É importante levar o cliente até o local de atendimento e acompanhá-lo na saída até a recepção, nos despedindo de maneira agradável e deixando naturalmente a sensação que estou pronta a servi-los em outra oportunidade.
Devemos lembrar sempre:
- Ter um local de trabalho que seja agradável e seguro, com serviços e produtos de qualidade e valores compatíveis;
- Sempre ser cordial e quando necessário flexível;
- Deixar que o cliente elogie, caso ache bom o seu trabalho;
- Dar total atenção ao cliente que está sendo atendido, nunca ficar falando paralelamente com o colega de trabalho ou no telefone;
- No horário marcado estar pronto com o material disponível.
- Respeitar todo tipo de diferença;
- Tratar a todos da mesma forma;
- Entre falar e ouvir, prefira escutar mais seu cliente, sendo sempre imparcial em assuntos polêmicos e delicados ou mesmo particulares.
- Nunca dar conselhos pessoais (não conhecendo muito bem seu cliente).
Arminda Miranda 91 70 68 570