MANUAL DE FORMAÇÃO
CURSO
UNHAS DE GEL
Formadora: Arminda Miranda
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- Enquadramento
- Anatomia da Unha
- Segurança e Higiene
- Produtos
- Aplicação de Unhas de Gel
- Manutenção e remoção da Unha de Gel
OBJETIVOS GERAIS:
No final do curso as formandas devem ser capazes de:
1. Saber identificar a natureza das unhas;
2. Saber diagnosticar o estado das unhas;
3. Saber colar as tipes à medida das unhas;
4. Saber cortar as tipes;
5. Saber limar as tipes e dar forma às unhas;
6. Saber a sequência da execução das técnicas das unhas de gel;
7. Saber aplicar as camadas do gel por ordem;
8. Saber remover o gel danificado;
9. Saber fazer manutenção nas unhas de gel;
10. Saber finalizar as unhas de gel com verniz/gel de cor;
11. Executar nail art nas unhas de gel.
As mãos identificam a nossa personalidade
Para destacarmos a nossa identidade, as nossas mãos devem estar cuidadas e com unhas perfeitas. A técnica de unhas de gel com sistema UV são a forma mais fácil e rápida de conseguirmos unhas mais longas, elegantes e darmos às nossas mãos uma apresentação saudável e sofisticada, as técnicas de unhas de gel tornou-se a profissão mais procurada no momento.
Desde o desenvolvimento de novas terapias para o tratamento e prevenção de doenças até a assistência a pessoas carentes, estamos comprometidos em melhorar o bem-estar por todo o mundo.
As unhas são estruturas protetoras, mas também estão relacionadas com a estética
As unhas estão relacionadas com a proteção e também com a manipulação de objetos. Elas são formadas por células escamosas queratinizadas e estão localizadas nas porções terminais dos dedos, mais precisamente nas falanges distais das mãos e pés.
A formação da unha inicia-se na nona semana do desenvolvimento embrionário, o que significa que, ao nascer, já possuímos essa placa protetora. Ela continua crescendo até o fim da vida.
→ Principais problemas que afetam as unhas:
As unhas nem sempre são saudáveis e resistentes como o esperado.
Veja alguns dos principais problemas que afetam essas estruturas:
· Onicomicoses: As doenças causadas por fungos são chamadas genericamente de onicomicoses e causam alterações na aparência das unhas, como espessamento, descolamento da borda livre e aumento da fragilidade da estrutura.
· Psoríase: É uma doença imune inflamatória que pode causar depressões nas unhas – as chamadas manchas em óleo –, descolamento e até sangramentos.
· Unha encravada: ocorre quando as bordas laterais das unhas crescem além do esperado e entram na pele, provocando dores e até mesmo infeções.
Desnutrição.
As unhas, apesar do que muitos pensam, carregam sinais importantes de algumas patologias, mesmo que não muito específicos. Na falta de alguns nutrientes, por exemplo, percebe-se que as unhas tornam-se opacas, sem brilho e quebradiças. No hipertiroidismo, ocorre o enfraquecimento dessa estrutura, assim como em casos de leucemia.
Algumas vezes, as unhas podem apresentar doenças, como é o caso das onicomicoses. Nessa condição, fungos atacam as unhas, podendo causar manchas, descolamento e queda. Outra doença comum é a psoríase ungueal, uma patologia de causas desconhecidas que causa depressões, engrossamento e descolamento da unha.
Cuidadosamente, devemos examinar todas as unhas das mãos e, também, ao redor das unhas. As alterações ungueais causada por doenças sistêmicas ou por outras injúrias sistêmicas, como as reações medicamentosas, podem ocorrer devido às anormalidades da matriz.
DESTAQUE PARA IDOSOS
Com o envelhecimento, as unhas tornam-se secas e quebradiças e planas ou côncavas, em vez de convexas. Podem se desenvolver cristas ao longo de seu comprimento. A cor das unhas pode mudar para amarela ou cinza. Unhas quebradiças podem ficar divididas. |
§ A lúnula: Esta é a parte da matriz que você pode ver. É a parte em forma de lua no fundo da unha.
§ A cutícula: É a volta da pele, feita de células mortas, mantém distantes as substâncias estranhas, como bactérias causadoras de doenças.
A volta da unha: A volta da unha é o cume da pele ao redor da unha. Mesmo que muitas coisas podem ir mal com as unhas, uma das queixas mais frequentes que os dermatologistas ouvem é que as unhas são quebradiças—sejam elas suaves e quebradiças ou firmes e quebradiças.
Fisiologia da unha
A unha cresce normalmente a uma taxa média de 0,1 mm por dia. Sendo assim, levaria de 4 a 5 meses para que a unha se regenerasse por completo após sua remoção. Idade, frio, doenças que afetem a circulação sanguínea e má nutrição são fatores que reduzem a taxa de crescimento das unhas.
Os cuidados básicos com as unhas
Ao longo dos séculos a unha tem representado um papel de destaque na sociedade. Ter unhas limpas, por exemplo, é essencial para ser considerado alguém belo, recatado e do lar, independente se é mulher ou homem. A diferença é que, em geral, as mulheres preferem as unhas longas e pintadas.
A profissão de manicure é uma das mais desejadas pelas mulheres que querem ter um trabalho autônomo, ser sua própria patroa, determinar seu horário de trabalho. Para isso, nem todo mundo pode ser manicure nessa vida. Isso porque a profissão requer muito estudo de técnicas, desenhos, e ficar de olho na moda para ter sucesso.
Se este é o seu objetivo, veja o curso magnífico que lhe apresento abaixo.
Tempo de crescimento das unhas das mãos;
As unhas das mãos, quando saudáveis, levam cerca de 4 a 6 meses para terem um crescimento completo e aparente. Em casos de perda total das unhas, é que ela deva crescer a partir da cutícula novamente, esse número aumenta de 6 meses a 1 ano. Unhas das crianças e gestantes, tendem a terem um crescimento mais acelerado por questões hormonais, porque há uma aceleração do metabolismo e circulação sanguínea. Já ao atingir a puberdade, esse crescimento cai 50% e com o avanço da idade também.
Em números estatísticos ou estimados, as unhas crescem cerca de 3 milímetros por mês.
A maioria das mulheres e porque não dizer também, que há muitos homens que recorrem às unhas de gel, por motivos de estética, principalmente quando têm vício em as roer. Esta é a solução para tão desagradável e inestético problema. Unhas de gel, não só conseguem unhas perfeitas, como também acabam com o desagradável vício em as roer:
No dia-a-dia a profissional é muitas vezes abordada com a seguinte pergunta: Devo cortar as cutículas?
As unhas são formandas por várias camadas queratinosas, que vão endurecendo e adquirindo uma textura resistente conforme o crescimento. A cutícula existe para proteção da unha enquanto fina e sensível, por isso, não devemos tirar-lhe essa proteção, salvo alguns casos em que se tornam grossas e espessas, mas nunca cortar tecido vivo.
Muitas pessoas têm o vício de roer as unhas:
O nome Científico de roer as unhas chama-se; (ONICOFAGIA)
O que é onicofagia?
A onicofagia é o singular de hábito de roer unhas.
Um dos hábitos mais comuns em que vemos crianças, jovens e adultos.
O hábito e a necessidade de roer ou até mesmo de comer as unhas, está ligado a um estado de psico-emocional de ansiedade ou seja, considerado como reflexo de desajustes emocionais.
A incidência diminui após os 16 anos de idade. Portanto, considerado normal entre as idades de 4 a 18 anos, devido a sua alta prevalência nesta faixa etária.
A causa do hábito; ainda não se sabe. Porém, pessoas que roem unhas têm mais ansiedade do que aqueles que não têm a onicofagia, nenhuma diferença significativa em relacionar a onicofagia à ansiedade. Outros citam a tendência familiar devido, provavelmente, ao ato de imitação.
As consequências:
O hábito de roer unhas pode provocar sérios problemas. Roer as unhas produz ferimentos que servem de porta de entrada para vírus como o HPV, causador de verrugas na pele.
Quem engole pedaços de unhas pode ter pequenas lesões no estômago ou no intestino. Um outro fator é, as mãos podem estar sujas e a pessoa acaba ingerindo germes.
Tratamento:
De modo geral, a onicofagia não é um caso de se preocupar e, se não estimulado, com o tempo desaparece. Embora, se estiver associado a outros problemas, o quadro é mais complexo e precisará de ajuda especializada.
Veja alguns exemplos que ajudará a controlar a onicofagia:
Manter as unhas bem cortadas, evitando que as pontas mal aparadas sirvam de tentação para os roedores.
Mordedor de borrachas (Principalmente quando está assistindo filme, jogos, novelas, etc.)
Chicletes sem açúcar
Ocupar as mãos do indivíduo com atividades (trabalhos manuais ou instrumentos).
Sabe qual é o significado da palavra Onicofagia? Calma, é apenas o nome dado a quem tem o hábito diário de roer unhas, Que, por mais simples que pareça, podem trazer tanto problemas estéticos, como outros problemas á saúde.
Geralmente a causa pela Onicofagia é estresse, ansiedade, ou até mesmo por uma mania, mas que precisa parar de acontecer. No começo você nem percebe, mas vai criando um hábito que pode afetar seu organismo, dentes entre outros.
A melhor coisa a fazer é procurar um médico, pois há vários tipos de tratamentos, seja a base de medicamentos ou então de terapias. E em um pouco tempo começa a desaparecer. Lembre-se que esse é um problema frequente independentemente da idade, mas tenha precaução.
O método tradicional que a maioria das manicures usava, como amolecer as cutículas numa taça com água, onde todas as clientes mergulhavam as mãos na mesma taça, felizmente já vão sendo substituídos por métodos mais práticos seguros higiénicos e muito inovadores. Também existem os removedores de cutículas assim como óleos e cremes adequados para o efeito, que deixam as cutículas hidratadas e com aspeto tratado ao mesmo tempo que tratam também as unhas e as mãos:
Mãos tratadas e unhas bem cuidadas dão à cliente segurança e satisfação, tendo em conta um aconselhamento esclarecedor.
Esta formação consiste em poucas horas, mas as regras de aplicação são fundamentais, de forma a assegurar a sua durabilidade, obter bons resultados no nosso trabalho e conseguirmos unhas perfeitas, elegantes e de longa durabilidade;
A técnica de unhas de gel com lâmpada” UV”, é uma forma simples e fácil de aumentar o comprimento da unha natural. O resultado traduz-se numa textura resistente e fortemente protegida pelas camadas do gel, esta técnica pode ser usada diretamente na unha natural, sendo uma aprendizagem fácil e de poucos dias para que possam rapidamente rentabilizar o investimento.
Para uma reconstrução de unhas de gel com moldes ou tipes, primeiro temos de reunir todos os materiais necessários para a execução, tais como:
Instrumentos;
mesa adequada;
alicates, corta-tipes;
alicate limpa -cutículas;
afasta-cutículas;
catalisador UV”, ou Lede”…
Limas;
pincel limpa pó;
polidores;
pinceis de aplicação
, caixa das tipes, com tamanhos de 1 a 10;
Moldes;
Produtos;
Toalhas descartáveis;
Luvas;
Mascara;
Compressas;
Cola;
Desinfetante;
Primer;
gel-base;
Gel construtivo;
gel branco-cal;
Verniz-gel de cor”;
finalizante transparente;
Óleo de massagem,
UMA RECONSTRUÇÃO EM UNHAS COM GEL É UMA OBRA DE ARTE”, POR ISSO DEVEMOS TER EM CONTA QUE;
A SEQUÊNCIA DA EXECUÇÃO, ESTA DEVE SER RIGOROSAMENTE RESPEITADA:
AS UNHAS NATURAIS TEEM UMA FORMA NATURAL:
PARA QUE A CONSTRUÇÃO FIQUE PERFEITA, NUNCA DEVE ALTERAR ESSA FORMA NATURAL DA UNHA.
Fase 1:
Anatomia, (Natureza das Unhas;)
Diagnóstico, (Estado das unhas;)
Fase 2:
1º-Colocar na mesa de trabalho todos os produtos e instrumentos necessários para a execução das técnicas;
Desinfetar,os géis não aderem com perfeição nas unhas com gordura;
cortar as unhas rentes;
escolher as tipes à medida de cada unha;
Fase 3:
Colar uma-a-uma pela cavidade, com cola suficiente para que não fiquem com bolsinhas de ar;
Cortar as tipes pelo comprimento que se deseja;
limar as tipes até conseguir moldar as unhas na perfeição como se estivessem terminadas;
Aplicar o primer” à volta da cutícula só na parte da unha natural e dixar secar ao ar”;
Depois de secas, aplicar gel base com o pincel espalmado, levar ao catalisador durante 3/4 minutos.
De seguida aplicar o gel construtivo, que pode ser, consoante o efeito que desejamos;
Pode ser aplicado com enchimento de uma bolinha de gel em cada unha e limar para aperfeiçoar a camada do gel antes de selar;
Ou aplicar com pincel espalmado em camadas finas, esticar até obter a espessura desejada.
A aplicação de gel em cada unha deve levar à UV para que não dê tempo a escorrer para a cutícula, para conseguir obter um resultado perfeito e elegante.
Terminada a aplicação das camadas de gel necessárias, devemos corrigir as imperfeições com a lima ou em alguns casos, pode ser só com um polidor para lhe dar um acabamento lisinho e perfeito;
É nesta fase que já podemos colocar o verniz-gel de cor, que deve ser aplicado em camadas muito finas e muito bem esticado sem tocar com o pincel na cutícula e deixar no catalisador 4 minutos em cada vez; ( nesta fase , para quem está aprender., é difícil manusear o pincel com perfeição…Eu aconselho sempre as minhas formandas a treinarem os pinceis em unhas postiças , antes de começarem os trabalhos em clientes;
Terminada a colocação da cor, finalizamos com finalizante transparente, levamos as unhas ao catalisador durante 5 minutos para termos a certeza que todas as camadas estão bem endurecidas e duradouras…Para quem gosta de desenhos nas unhas, é nesta fase que deve proceder à sua arte”…
Na aplicação com moldes, colocados à volta das unhas, os moldes já teem um formato que ajuda a colocação;
Preparamos as unhas da mesma forma, com primer, com base e só depois colocamos o molde;
O gel é colocado em camada espessa desde a matriz até ao extremo que se deseja em cima do molde, levar ao UV cada uma para não escorrer, respeitar o tempo no UV - é importante na durabilidade das unhas -, assim como, ter em conta a potência das lâmpadas;
Este gel é limado e polido até obter uma unha perfeita, finalizar com verniz de gel em cor e finalizante.
Para fazermos unha Freche podemos usar a cor que desejarmos, neste caso selamos com verniz gel transparente,
Assim como as aplicações de Nail Arte são feitas depois do gel limado e a unha perfeita, desenha-se com gel ou verniz/gel, também pode fazer bonitos desenhos com verniz normal ao gosto da cliente, finaliza-se sempre com o verniz gel (finalizante) transparente.
As pontas brancas podem ser feitas com gel utilizando um molde, mas também podem ser pontas brancas coladas utilizando o mesmo método das tipes.
As manutenções devem ser aconselhadas de 15 dias a 3 semanas salvo a intolerância de algumas unhas ao gel.
Neste espaço de tempo, pode surgir algum imprevisto como partir ou lascar uma unha, nestes casos é fácil e depressa se faz uma de novo, ou em alguns casos faz-se um remendo com o gel, mas se a cliente nem deu importância e deixou passar os dias até à manutenção, podem surgir algumas consequências, o gel lascado vai deixando que a humidade e até impurezas se infiltrem por baixo do gel danificando a unha natural.
Ainda ouvimos muitas mulheres dizerem que precisam descansar as unhas porque estão muito estragadas do gel…ERRADO…!!!
Por isso, eu aconselho! Sempre que fazemos gel de cor nas unhas, devemos sempre colocar uma camada de gel de cor neutra nas unhas antes da cor, desta forma, quando precisamos de retirar o gel de cor das unhas, não precisamos tocar com a lima na unha natural, dado que esta está protegida pela camada de gel neutro.
Este é o segredo para mantermos sempre as nossas unhas saudáveis independentemente de usar gel ou não…)
Nas manutenções há alguns cuidados específicos a ter em atenção
Retirar todo o gel que se encontra levantado com o cuidado de não agredir a unha natural com a lima, e, ter o cuidado para não deixar marcas no gel que transparecem no resultado final. Sempre que usarmos gel de cor, devemos ter o cuidado de aplicar sempre uma camada de gel branco ou transparente, antes da aplicação da cor, para quando a cliente querer mudar para uma cor mais clara, não precisarmos de limar o gel até à unha natural, ou seja, desta forma estamos a proteger a unha natural das agressões das limas
EM QUE CONSISTE A CURVATURA DA UNHA E QUAL A SUA IMPORTÃNCIA?
A curvatura “C” chamada de ponto “H” é o que permite maior reforço na curvatura, onde geralmente é exercida mais pressão aos contactos diários, é nesta zona que devemos aplicar o gel com mais cuidado para que fiquem devidamente resistentes, mas sem exagero, porquê? Porque muitas vezes , com o cuidado de as deixar resistentes, acabam por as tornarem com um aspeto muito artificial e deselegante;
UMA PESSOA DIABÉTICA DEVE COLOCAR UNHAS DE GEL?
Até à data, não se conhece casos em que o gel seja prejudicial; A aplicação do mesmo, com as limagens, corremos riscos de agressão às cutículas e até a própria unha pode sofrer alguns danos.
Erros a não cometer:
1. Não lime o gel até à unha natural;
2. Não tenha as embalagens abertas enquanto lima o gel. As partículas do pó que ficam no ar acabam por poisar nos produtos e quando os vai usar, estes, depois de endurecidos no UV, ficam com relevos que dificilmente conseguem corrigir, também nos faz perder mais tempo na nossa tarefa;
3. Não tenha pressa em tirar as unhas de gel do UV, o tempo de catalisação é o segredo para a durabilidade das unhas de gel e desta forma, para o seu sucesso também.
4. Não altere a forma da unha natural;
5. Não coloque gel em excesso, pois, vai ter que o limar e desta forma atrasa o tempo e gasta mais gel.
6. Tenha o cuidado em colocar o gel dando forma natural á unha de modo a não precisar de limar muito gel.
Fatores que implicam a perfeição e durabilidade na construção das unhas de gel:
1º stress;
2º pessoas que tomam antidepressivos;
3º pessoas que fazem quimioterapia;
4º pessoas que foram submetidas a anestesia recentemente;
5º pessoas que n seu dia- a -dia” estão o em contacto com produtos abrasivos;
6º pessoas que têm hábito em roer as unhas, por distração ainda levam as unhas à boca e desta forma o gel vai danificando;
Muitos outros fatores podem causar danos nas unhas de gel
É importante o esclarecimento de alguns pormenores:
A durabilidade das unhas de gel difere de cada pessoa conforme o seu estilo de vida.
Uma pessoa que usa o contacto com produtos abrasivos sem a proteção de luvas no seu dia-a-dia, não vai ter o mesmo tempo de durabilidade.
A aplicação de gotas de óleo à volta da cutícula e uma ligeira massagem, é uma forma de manterem as unhas sempre impecáveis e com efeito hidratante.
A nossa postura é muito importante para a nossa comodidade, mas também, porque nos facilita no desempenho das nossas funções e transmite uma imagem elegante perante os nossos cliente.
Deem asas à imaginação e criatividade, decorando unhas com variadíssimos desenhos, cores etc.
A arte nas unhas não tem uma técnica específica, cada um faz os desenhos conforme o seu gosto.
Caminho para o sucesso! Higiene no ambiente de trabalho e asseio pessoal. (Saber estar…)
Boa sorte para as formandas.
FORMADORA: Arminda Miranda 91 70 68 570
mindamiranda@live.com.pt www.youtube.com/Arminda Sá